1. Não, não vai acontecer, pelo menos não do modo de Darby.
2. A palavra grega αρπαγησομεθα (principalmente a raiz, harpageso), traduzida por "arrebatamento" em várias Bíblias, ou rapto, tem de ser entendida dentro de seu contexto de uso na época, ou seja, da maneira descrita a seguir.
3. No momento em que havia guerra nos tempos do Império Romano, onde a língua grega e latina dominavam vários lugares, o rei, comandante do exército, general, ou outro líder, ia para os campos de batalha lutar, saindo de sua cidade natal pela porta da frente em direção à batalha sangrenta. No momento em que se saia vitorioso, os moradores de sua cidade ficavam sabendo por meio do mensageiro e moviam-se em direção ao lado de fora dos portões citadinos para aguardar a chegada do rei conquistador. Quando o rei chegava da batalha, todos se reuniam ali e caminhavam novamente para o ambiente urbano, cantando, dançando, comemorando aquele grande triunfo, junto com os guerreiros vencedores. Isso era harpageso, ou harpazo, em seu contexto semântico.
4. Ou seja, as pessoas iam para fora da cidade, recebiam seu rei e voltavam para comemorar.
5. Darby divulgou a ideia de que harpazo significa o sair da cidade, ir em direção ao rei e voltar para o campo de batalha ou para outro lugar longe dali. Lembra-se da interpretação dispensacionalista do "arrebatamento"?
Então! Nesse esquema escatológico, a trombeta tocará, Jesus aparecerá no céu, e harpazo, os crentes sairão instantaneamente voando até os céus, se encontrarão com seu Deus e retornarão para o céu, não para a terra, festejar e comemorar durante sete anos.
Mas o termo significa ir, encontrar-se e se voltar para a cidade, no caso, terra.
6. Desanimador, não?
7. Mas não briguem comigo, briguem com Darby e seu esquema escatológico.
André Francisco
Tô numa fase de pesquisar quem é Deus e seu papel na existência do universo... e com isso tenho lido muitos dos seus textos.
ResponderExcluirSe me permite comentar... A definição da palavra "harpageso" realmente é confirmada pela Bíblia, pois se continuar lendo verá que o Soberano promete uma volta pra Terra, porém não como está, mas limpa das impurezas e dos impuros... para uma Terra restaurada (daí o conhecido Paraíso).
Gostei da pesquisa e dos argumentos, mas se tratando dessa palavra, o Livro confirma sua tradução desajeitada rsrsrs
Detesto traduções! Perde-se a essência da verdade proposta pelo autor... a exemplo temos a dublagem de filmes que detonam a estória, mas nesse caso a Bíblia fala do retorno.
Valeu!!!