1. No dia 23 de Outubro de 2012 publiquei aqui no Diálogo Aberto, O Original, uma postagem relacionada à novela Salve Jorge, da Globo. O tema foi "Salve Jorge, Ogum, o Facebook, e Edir Macedo!".
2. Escrevi aquele texto para defender a ideia de que os evangélicos, principalmente os da ala representada pelo bispo da Universal, estavam sendo muito radicais, por motivos errados, com relação à novela de Glória Perez. Muitos disseram que a novela era maligna, demoníaca, macumbada, idólatra, profana, apenas por causa do nome e sua suposta ligação com Ogum, da religião afro-brasileira.
3. Fui bastante incisivo em dizer que aquelas manifestações eram bobagens e apenas jogadas de marketing, aliás, destaquei o fato de que a rede Record de Televisão não era lá a mais moral e ética da história para argumentar qualquer coisa sobre o assunto. Salientei, naquela ocasião, o reality show "A Fazenda", ressaltando o fato de que o Macedo, se quisesse manter a "pureza" da televisão, poderia muito bem censurar algumas coisas que acontecem em seu programa.
4. Pois bem, eu quase não tinha ideia sobre como se desenrolaria a trama de Glória Perez. Quais seriam os problemas principais tratados ao longo dos capítulos. Se realmente haveria apologia à religiões afro-brasileiras, ou ao catolicismo, e outros. Isso, realmente, não me interessava. Cientificando a todos os meus leitores que não me interesso em contrariar a liberdade de expressão da mídia brasileira, e nem mesmo da religião, seja ela qual for.
5. Mas agora que se passaram mais de 100 capítulos da referida novela, escrevo novamente defendendo sua "utilidade" e a incoerência das ideias de seus opositores.
6. Não a assisto, isso é fato. Mas sei que o assunto principal da trama está relacionado ao tão atual, polêmico, importante, problema mundial do tráfico de pessoas. Mais especificamente o infantil, no caso de adoções em países estrangeiros, e o de jovens e adolescentes à prostituição.
7. Penso que esse assunto seja um dos mais atuais e importantes, em se tratando de discussões ético-políticas em nosso país. O caso da pedofilia, por que não, também estaria coligado à temática?
8. É sabido que o tráfico de pessoas está em voga no Brasil. A Polícia Federal, junto de outras autoridades constituídas, tem se empenhado bastante na solubilidade de situações como as que a novela destaca. Mapeando rotas de tráficos com o estrangeiro, principalmente das regiões menos favorecidas de nosso país, Norte e Nordeste. Existem CPI's apurando casos espalhados por todo território Nacional. As investigações, com a ajuda das denuncias da população, têm sido bastante eficientes.
9. O Fantástico, em 31 de maio de 2009, fez um documentário extraordinário, mostrando a realidade de tráfico de adolescentes para exploração sexual no Norte do país, fomentando e conscientizando a sociedade contra esse tipo de crime, até então, pouco conhecido da realidade de todos.
10. A novela "Salve Jorge" tem sido um meio de popularização da triste realidade desse tipo de crime que ocorre com frequência em nosso país. Graças a ela, milhares de brasileiros estamos mais cientes de todo esse esquema marginal que assola às famílias todos os dias. Essa conscientização tem gerado coisas positivas, como: conhecimento de sua realidade, cuidado das famílias com propostas semelhantes, reforçamento das leis de proteção às crianças e adolescentes, conscientização de todas as esferas políticas de nosso país em prol da redução dessas delinquências, etc.
11. É por isso que destaquei nessa postagem o seguinte tema: "Por favor, não tirem Salve Jorge do ar".
12. É disso que o Brasil precisa. Conscientização, seja por meio de qualquer veículo de comunicação, até mesmo os de entretenimento, como novela.
13. A oposição, com certeza, não tem o que falar mais. Todas as besteiras já foram faladas na estreia, com muitos líderes "passando vergonha" em rede Nacional, defendendo a ideia de que os cristão não poderiam vê-la. Que diga o Malafaia.
14. Concluindo, acredito que o juízo precipitado das coisas é devastadoramente incapaz de dizer alguma coisa coerente sobre elas. A novela foi apedrejada, mas acho que os cristãos deveriam estar no mesmo barco de suas ideias, já que, agora, as conhecem.
15. Parabéns, Glória Perez, por questionar a mazelas de nossa realidade ao fazer uso da arte.
André Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário