Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

sábado, 13 de julho de 2013

Como ensinar matemática para filhos de crentes pentecostais





1. Normalmente, quando um indivíduo qualquer está interessado em aprender ou aprofundar-se em algum tipo de conhecimento, seja matemática, português, física, eletrônica, natação, hipismo, gastronômia, etc, ele, com certeza, busca esse aprimoramento a partir de outro que tem o domínio dessas disciplinas para que consiga extrair o máximo de informação possível.

2. Teogicamente, por causa dos dogmas, esse padrão é diferente.

3. Dificilmente, qualquer indivíduo que tenha uma tradição religiosa dogmática conservadora fundamentalista busca aprendizagem ou aprofundamento a partir de outro que tenha formação acadêmica, principalmente em se tratando de círculos evangélicos pentecostais. Isso devido ao trauma causado na mente dos fieis mais simples com relação à "maldade" da teologia e dos seus problemas à fé.

4. Já lidei com muitas pessoas que me disseram o seguinte: "o conhecimento que preciso sobre Bíblia e sobre Deus vem do Espírito Santo e não de qualquer estudioso, acadêmico, teólogo". 

5. Ok! 

6. Eu sei que essas pessoas não têm a mínima ideia sobre a origem de suas crenças e que desconhecem completamente o porquê da absorvição de seus dogmas como verdade. Mal sabem eles que 90% das doutrinas que creem partiram da mente de algum pensador antigo em um ponto qualquer da história do cristianismo e os outros 10% de suas próprias culturas litúrgicas-religiosas. Não me sinto interessado em explanar tais fatos, pois já perdi muito tempo tentando provar que dois mais dois é quatro para indivíduos que não querem aprender. Isso é cansativo, não recompensador. 

7. Conselho irônico para esses mesmos: quando seus filhos forem procurar educação secular, não permitam que eles partam para a escola em busca de homens e mulheres formados e preparados para o repasse do conhecimento didático de suas disciplinas, porém, orem a Deus, talvez a sabedoria divina inspire-os de tal forma que lhes façam novos "Salomões" do mundo moderno. 

 8. -.-


André Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares