Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Foi Deus quem afundou o Titanic, com ele não se brinca!





1. Recentemente, vi em meu mural do Facebook a imagem acima, postada, logicamente, por algum evangélico. Ela está fundamentada na suposta afirmação histórica de que o dono, ou construtor do Titanic, havia dito, quando uma repórter lhe interrogou acerca da segurança do navio, antes do início de sua única e primeira viagem, a frase seguinte: "filha, nem Deus poderia afundar esse navio". 

2. Pois bem, a ideia que se sustenta popularmente é a seguinte: Deus não gostou da suposta afirmação arrogante do construtor, e, a fim de provar sua soberania, e que com Ele não se brinca, justificando a falta de senso de humor,  pôs um iceberg no Oceano Atlântico, às 23:40 horas do dia 14 de Abril, bem à frente do navio, com um único objetivo em mente, vê-lo bater, cortando parte do casco a estibordo, para que a água extremamente gelada daquela noite de baixa temperatura pudesse invadi-lo, a fim de afundá-lo e consequentemente matar 1523 pessoas, entre recém-nascidos, crianças, jovens, adultos, idosos, das 2240 que estavam a bordo. 

3. E foi bem isso que aconteceu, como pensa o evangélico que, na verdade, não pensa. 

4. Agora, vamos imaginar, segundo essa teoria vingativa, a reação de Deus nas aproximadamente três horas e meia de puro desespero e terror que sofreram as pessoas presentes naquele evento catastrófico. 

5. Sentado em seu alto trono celestial, às 23:40 horas, como anteriormente dito, deu o primeiro sorriso, com a afirmação do construtor do navio em mente, enquanto o casco era rasgado pelo choque com o iceberg. Às 00:05 horas, do dia 15, quando a maioria dos passageiros foi avisada do acontecido, pelo capitão Edward Smith, o soberano pensou consigo mesmo: "podem levantá-los, não adiantará nada, comigo não se brinca. 1523 vão morrer, independentemente daquilo que vocês façam". 

6. Os passageiros da terceira classe, como estavam, no momento do choque, reunidos no grande salão da terceira classe junto à popa (parte de trás do navio), foram os primeiros a se desesperarem e serem atingidos pelas águas. Alguns se aventuraram, correndo por entre os labirínticos corredores inferiores, mas sem resultados positivos. Muitos deles, antes mesmo dos primeiros botes salva-vidas, às 00:31 horas, serem colocados no mar, já tinham sido afogados (lembrem-se, incluindo milhares de crianças, idosos, deficientes, e outros, principalmente, em se tratando da terceira classe). 

7. Às 01:25 horas, a inclinação do convés ficou maior, tornando-se necessário que os botes fossem preenchidos com mais pessoas. Mesmo assim- lembram-se do filme, de 1997?- muitos não foram enchidos com a capacidade real que possuíam, mas, por falta de humanidade, ou por questão apenas de desespero, saíam com o limite abaixo do esperado, impossibilitando de salvar muitas outras pessoas. Desse modo, às 02:05 horas, o último bote foi arriado, ocupando 44 lugares, não dando nenhuma chance de salvamento para as outras milhares que restaram. Entre às 02: 15 e 02: 20 horas, a pressão da popa aumentou cerca de 10%, não suportando o peso da água, causando o rompimento. Ela despencou em direção à água, e esmagou milhares que estavam por baixo dela, como formiguinhas (acho que Yaveh deu um pulo e gritou: "isso! É assim mesmo que eu quero que aconteça".) 

8. Às 02:18 horas, a popa subiu e ficou parada por pouco tempo, depois de alguns segundos, começou a descer até o fundo do oceano, arrastando com seu peso muitos indivíduos que, nesse momento, tentavam nadar em busca de sobrevivência. 02:20, o navio desceu a pique pelas profundezas. 

9. Pronto, resolvido, Yaveh havia se vingado, vencido mais uma. Ainda lá do céu, deu uma risada sarcástica, estufou o peito, e gritou, "comigo não se brinca!". Os anjos, os anciões, os querubins, os serafins, e outros seres, baixaram suas cabeças, e disseram: "verdade, justo e poderoso é Yaveh!". 

10. Voltando ao Atlântico, ainda havia restado algumas pessoas, as que não tinham sido esmagadas pela queda da popa, as que ainda não tinham se afogado, e as que não tinham sido arrastadas pelo peso da descida do navio. Porém, Yaveh providenciou um fim especial para esses, os tubarões, e a hipotermia. Ou seja, alguns foram despedaçados, viraram um lanche especial de madrugada dos tubarões, e outros, tornaram-se picolés, iguais o Jack do filme. 

11. Vingança concluída, a suposta frase do construtor havia caído por terra, e Deus havia provado duas coisas: que existe, e que com ele não se brinca. 

12. Acho que seria melhor para a humanidade se o soberano resolvesse provar sua existência da seguinte forma: eliminando a violência, a fome, a guerra, a corrupção, a dor, resolvendo os problemas sociais do mundo. Há poder para afundar o Titanic, não há? Então, há poder para tais resoluções. Chama-me atenção, também, a falta de consideração à vida humana pelos evangélicos que se deliciam diante de afirmações como a da figura supracitada, popularmente aceita, sem reflexão e crítica. E tudo isso, a fim de defenderem a imagem de sua divindade, a mesma que no domingo à noite salva, e esboça amor, mas em 14 de abril de 1912, matou e exterminou milhares por vingança. 

13. Alguma coisa está errada nessa imagem. 

André Francisco


13 comentários:

  1. nao tme nada errado meu é vc que ñ quer ver a verdade Deus é amor mais tambem é justiça e com ele realmente ñ se brinca se o mundo esta ruim é por que ele ja tinha dito que só vai piora e nada de melhora sabe por que? Por que a volta do filho do home esta proximo e vai só piora mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávio.

      Obrigado pelo seu comentário.

      O Diálogo Aberto, O Original, não acredita que seja justo o extermínio de milhares de inocentes apenas por causa de uma "suposta" afirmação orgulhosa e prepotente de um terceiro. Por isso, expomos essa perspectiva da história. Tratamos a "justiça de Deus" como algo bom, positivo, não, como no caso, patológico destrutivo.

      Continue nos acompanhando.

      Diálogo Aberto, O Original

      Excluir
    2. nao é home seu burro é homem;; e vc deve ser aqueles evangelicos fanaticos deus é amor e se aquelas pessoas morreram nao foi por culpa dele;; ja esrava predestinado

      Excluir
  2. Muito bom, parabéns pelo texto, também penso exatamente assim...

    ResponderExcluir
  3. Se Deus é assim, imagine o demônio! Não posso acreditar num Deus que castiga e manipula seus chamados "filhos" com sentimentos de raiva e vingança, sentimentos humanos demais para uma divindade. Que valor tem um Deus que ama seus fiéis e aniquila os que viraram as costas para ele? Estamos falando de um Deus único judaico, ou de deuses do Olimpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem. Deus ama o pecador mas não o pecado que eles cometem. mas todavia ele tem chamado o homem mas ele sempre lhe tem ignorado. já ouviste falar de Paulo?ele matava os cristãos e isto merecia morte. mas Deus o salvou. já te perguntaste porque? Deus conhece todo o mundo e o seu fim. como Deus conhecia quem era Paulo também Ele sabe quem você é.e em vez de criticar porquê é que você não dobre os joelhos e clama a Deus . e então saberás que Ele é realmente Um Deus de Amor

      Excluir
  4. Deus é amor mais também é justiça... tá escrito!!!

    ResponderExcluir
  5. Deus é justo e neunhum ser humano pode falar que ele não pode conseguir algo... DEUS É JUSTO

    ResponderExcluir
  6. AS VEZES DEUS PERMITE QUE ALGO ACONTEÇA PRA MOSTRAR QUE ELE É DEUS,E SÓ ELE PODE... VAMOS SER REALISTA NÉ PESSOAL TÁ BOM DE VCS LER MAIS A PALAVRA DE DEUS... EU APENAS ESTOU FALANDO O QUE ESTÁ ESCRITO SE VCS ACHAM QUE É MENTIRA VAI RECLAMAR COM QUEM DEIXOU "DEUS"

    ResponderExcluir
  7. Aquele iceberg já estava lá.Já se encontrava no caminho do Titanic.Foi uma fatalidade.Acidentes acontecem.Mas..
    Pela falta de colocarmos Deus em nossas vidas,pelo fato de ele não estar presente em nossos corações e mentes(não que ele não esteja pois se assím fosse seu simples fechar de olhos deixaríamos de existir como poeiras )por nossa consciente opção,as tragédias acontecem.Vou dar um exemplo fictício.Alguém,experiente atravessa em uma corda toda a extensão das cataratas do Ni agara.Tem por confiança somente sua experiencia e talvez um bastão de alguns metros para se equilibrar e muita mais muita confiança somente em sua capacidade.Então deixa de lado o principal: A rede de proteção. Deu pra entender?.Se Deus não esta conosco estamos só e a merce de toda sorte cruel.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o tom sarcástico do autor é resultado na nossa má compreensão do Deus Verdadeiro. Sou leitor e estudioso da bíblia e pertenço a uma igreja Cristã. Não gosto de me nomear como evangélico justamente por causa desses desvios de conhecimento relacionados ao caráter da pessoa de Deus. Deus é Amor e também é justo sim mas colocar essa catástrofe na conta de Deus é um absurdo. Deus não afunda navios não causa terremotos nem alagamentos nem quaisquer tipo de sinistro contra o ser humano, se isso fosse verdade ele teria destruído o mundo quando cuspiram, bateram, humilharam e crucificaram seu filho Jesus.Naquele navio havia pessoas cristãs que sofreram o mesmo fim que pessoas que não criam em Deus. Que Deus sádico seria ele cometendo esse pecado contra si mesmo, pois: "Deus não pode ser tentado pelo mal" Tiago 1.13.
    Nossa unica garantia na vida é espiritual, para aqueles que se arrependerem dos seus pecados e crerem no Filho de Deus, Jesus Cristo,. De resto, a chuva cai sobre justos e injustos. A você que produziu este texto, Deus tem uma vida nova pra te oferecer na Pessoa de Cristo Jesus, " "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
    Ao irmão: Vamos dar um testemunho correto na nossa vida,sejam sóbrios, estudem a Palavra.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gilmar. Agradecemos pelo seu comentário.

    Queríamos ressaltar que o tom sarcástico foi, de fato, usado para ironizar as afirmações corriqueiras sobre o título da discussão. Mas que também há plena consciência de nossa parte sobre os problemas relacionados à personalidade e caráter divinos explicitados nas Escrituras vétero e neotestamentárias. Não achamos que as coisas estão tão esclarecidas assim como você as definiu.

    Respeitamos, com toda sinceridade, os desejos bondosos relacionados a sua fé para o autor. Esperamos que possa continuar nos acompanhando.

    Diálogo Aberto, Original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a vocês por abrirem um canal onde podemos nos manifestar.
      Acho que o tom sarcástico esta na medida exata para as coisas apresentadas pelos evangélicos. Minha intenção ao usar a palavra "sarcástico" não tinha um tom de critica a quem produziu o texto, mas sim que o resultado das distorções da fé causado pela falta de profundidade dos atuais grupos evangélicos. A Igreja evangélica brasileira vive hoje o mesmo que a Igreja Católica vivia logo antes da Reforma, uma serie de desmandos e inversão de valores e o abandono das escrituras.
      Com relação ao caráter bondoso e amoroso de Deus permaneço crendo que, Deus não iria afundar um navio com milhares de pessoas por causa da declaração de um homem que, talvez, nem tenha tido a intenção desafiar Deus, mas como todo homem se acha suficiente, começando em Adão. Se Deus fosse punir todas as pessoas dessa forma certamente a humanidade já não existiria há muitos séculos.
      A experiencia cristã é um pouco mais do que leitura da bíblia (mesmo ela sendo o principio de tudo). A comunhão dos irmãos e a vivencia na comunidade cristã (igreja local) é fundamental para uma compreensão das coisas relacionadas ao amor de Deus por nós. É preciso que se leia a Bíblia dentro de cada contexto que cada situação se apresenta, e mediada pelo Espirito Santo, para que o minimo de enganos a respeito de Deus aconteçam. Deus é alguém acolhedor e amoroso, Um Deus todo poderoso que se tornou fraco para se poder ser conhecido dessa forma(amoroso) como revelado em Jesus que é: "A imagem(caráter) do Deus invisível...." Colossenses 1.15
      Também com sinceridade e repeito, parabenizo mais uma vez a iniciativa de iniciar esse Diálogo Aberto.

      Excluir

Postagens populares