Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A arca de Moisés não subiu o Nilo (Ex 2,3-6)




1. É interessante como a criatividade dos pregadores trabalha nos sentidos emocionais das pessoas. 



2. Assisti a uma pregação por Paulo Marcelo, conferencista brasileiro, em Êxodo 2, 3-6, sobre o achamento de Moisés no rio nilo. 



3. Na pregação, cheia de retórica e "papagaiagem", o tal ministro afirmou que Moisés foi colocado no rio e sua arca foi guiada por Deus até às margens do palácio de faraó, conforme os propósitos divinos. 


4. Nessa história, afirmou cientificamente que o Rio Nilo tem uma correnteza inversa. Deixe-me tentar explicar. É como se o desaguamento não fosse em um litoral de baixada, mas sim de subida. Sendo assim, a força da água sobe até o mar. No caso, o palácio de faraó ficava em sentido inverso ao da correnteza, forçando uma ação divina para fazer a arca de betume subir e não descer naturalmente através da gravidade.

5. Diante dessa explicação, as pessoas que o ouviam foram ao orgasmo espiritual, êxtase completo. Vislumbravam nessas palavras a ação de Deus e do seu espírito, tanto na vida e história de Moisés como nas suas próprias. 

6. A questão toda é que o texto não diz muita coisa além do normal. Repare: 


"Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.

E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este".


Êxodo 2:3-6 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

7. Ou seja, a arca foi posta junto dos juncos. A irmã de Moisés se afastou e ficou observando a arca, PARADA, enquanto não chegava ninguém. A filha de faraó foi até à margem do rio e avistou-a PARADA no meio dos juncos e a pegou. Em todo tempo, não houve qualquer movimento milagroso contra a correnteza do rio e outras coisas mais. Pelo contrário, ficou parada. 

8. É por isso que destaquei a questão da criatividade quase que esquizofrênica do pregador. Apenas com uma simples leitura percebe-se facilmente o conteúdo do texto. O problema é que, quase sempre, apenas seu conteúdo não produz os efeitos desejados diante das pessoas, que querem algo a mais. É ópio.

André Francisco

42 comentários:

  1. concordo plenamente ,ontem tive que sair de uma ministração para não blasfemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao quero descordar ,mas vc estudou a geografia de onde foi colocada e de onde ficava o palacio egipcio,consegue me esplicar pois quero entender de onde ele tirou essa suposição?

      Excluir
    2. Olá. O problema da pregação foi tentar defender o milagre a partir de um evento que não poderia ser natural. Para isso, o Pastor acrescentou um detalhe que não é percebido no texto, para caracterizar o aspecto milagroso. Sem essa inversão das correntes do Nilo, argumento que ele defendeu sem se basear na Bíblia como também na geografia do lugar, a mensagem não teria tanto impacto, já que o cesto permaneceu parado conforme se lê.
      Grato.

      Excluir
  2. concordo plenamente ,ontem tive que sair de uma ministração para não blasfemar

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk eu ouvi um pregador de renome dizer que o sexto foi arrastado de baixo para cima por Deus para que a filha de faraó o encontrasse

    ResponderExcluir
  4. Kkkkk eu ouvi um pregador de renome dizer que o sexto foi arrastado de baixo para cima por Deus para que a filha de faraó o encontrasse

    ResponderExcluir
  5. Eu também acho um caso mal interpretado porque ora nem uma a bíblia diz que o ria subiu...apenas a filha de faraó levou o cesto pro Palácio...por falta de sabedoria o meu povo parece.ou seja o meu povo alimenta de qualquer coisa..

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho um caso mal interpretado porque ora nem uma a bíblia diz que o ria subiu...apenas a filha de faraó levou o cesto pro Palácio...por falta de sabedoria o meu povo parece.ou seja o meu povo alimenta de qualquer coisa..

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho um caso mal interpretado porque ora nem uma a bíblia diz que o ria subiu...apenas a filha de faraó levou o cesto pro Palácio...por falta de sabedoria o meu povo parece.ou seja o meu povo alimenta de qualquer coisa..

    ResponderExcluir
  8. Eu também acho um caso mal interpretado porque ora nem uma a bíblia diz que o ria subiu...apenas a filha de faraó levou o cesto pro Palácio...por falta de sabedoria o meu povo parece.ou seja o meu povo alimenta de qualquer coisa..

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Confirmando o que o autor deste artigo diz, eu vi um video falando exatamente sobre essa interpretação maluca, e confesso que, mesmo já tendo lido o texto, fiquei estasiada com tal afirmação. E foi ai que resolvi pesquisar. O texto é tão simples e claro. Como pude ainda acreditar nessa loucura.
    Que Deus o abençõe pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  10. O que está me intrigando aqui é outra questão, me respondam quem era o ser que estava capítulos e versículos da Bíblia com Jesus quando Ele Cristo Foi tentado?
    Já li Evangelhos e ao longo Ele dizia está Escrito, e Jesus Cristo Dizia também está escrito.
    Mais quem era o ser que estava questionando com o que sabe tudo Jesus?

    ResponderExcluir
  11. O que está me intrigando aqui é outra questão, me respondam quem era o ser que estava capítulos e versículos da Bíblia questianando com Jesus quando Ele Cristo Foi tentado?
    Já li Evangelhos e ao longo Ele dizia está Escrito, e Jesus Cristo Dizia também está escrito.
    Mais quem era o ser que estava questionando com o que sabe tudo Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era satanás que tentava Jesus. Dizia "está escrito" porque ele conhece, também, as Escrituras e tentava utiliza-la para tentar o Mestre. Deus lhe abençoe.

      Excluir
    2. Era satanás que estava tentando Jesus o pq ele tbm conhece a bíblia ele foi um anjo de luz queria que Jesus caísse na tentação dele

      Excluir
  12. Amigos ainda que ele estava na margem não seria um lugar ainda perigoso pois, os crocodilo armam siladas nas margem par se alimentar ou seja Deus o livrou de ter cido morto de alguma forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim perigos sempre haverá, mas os animais obedecem a Deus e seus projetos! Lembra de Daniel na cova dos leões?Mas realmente concordo quando alguém pintalga de mais a palavra que por si só já diz tudo! Lembro que um dia pedi um relógio a Deus pois precisava muito e nao tinha condições de compra-lo e minha tia a 70 km de distancia comprou um relógio e quando vinha para casa achou outro relógio de melhor qualidade e na mesma hora disse esse relógio eu vou doar para meu sobrinho! faziam uns cinco anos que não ia a casa dela ela orou a Deus para me enviar ate a casa dela e deus falou para mim ir ate a minha cidade natal no caminho senti forte desejo de descer do ônibus e seguir a pé pelo asfalto aceitei uma carona de um caminhoneiro e no caminho lembrei que tinha uma tia que morava na granja carola desci achei a casa dela e ela me recebeu chorando e me doou o relógio que usei para não passar do horário nas pregações. Digo isso para esclarecer que e muito fácil deus ter conduzido a filha de faraó ate o cesto onde estava Moisés.

      Excluir
  13. Eu não concordo com isso aqui também tem um pregador que falar isso ele não tem uma base bíblica para se apóia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pq que Deus através da vida de Moisés fez o milagre abrindo o mar vermelho ele foi cuidado por Deus Deus conduzil a vida d Moisés

      Excluir
  14. Eu não concordo com isso aqui também tem um pregador que falar isso ele não tem uma base bíblica para se apóia.

    ResponderExcluir
  15. Não é oq o mapa da região diz!
    Isso se chama arqueologia Biblica!

    ResponderExcluir
  16. Falta de conhecimento é marca de alguns pseudos pregadores que se apoiam no alfabetismo bíblico daqueles que os ouvem.O povo precisa ler mais a Bíblia e procurar menos o barulho.

    ResponderExcluir
  17. Em minha opinião, creio que Deus usa quem ele quiser do modo que ele se agrade as vezes generilisamo em modo de observa, ouvi de um pregador a seguinte frase que o problema é que questionamos muito os outros mas nao fizemos amissa metade que eles fazem ,aprender nunca é de mais,se nós orar a Deis ele próprio cuida do seus ,precisamo pe orar em vez de questionar ou sair falando aos cantos.
    Deus o abençoe a todos....

    ResponderExcluir
  18. Quantos quilômetros tinha o local q a mãe de moises o deixou,até o palácio de farao?

    ResponderExcluir
  19. Eu creio muito só o que está escrito na biblia

    ResponderExcluir
  20. Pregadores sao incríveis . sempre querendo inventar algo pra impressionar as pessoas . senhores pregadores o evangelho de Deus é simples .

    Parem de conversa fiada e preguem a palavra .

    ResponderExcluir
  21. Pra Deus tudo é possível em vez de procura defeito vai ora do q julgar o mapa diz q farao morava no Rio acima vc pode explicar fala pra Deus

    ResponderExcluir
  22. Me explique melhor eu sei que o rio Nilo a sua nascente e no alto ,e no caso a família de Moisés morava em baixo e a filha de faria ao sair pra toma banho ela nunca iria banha no mesmo lugar que os escravos,então alguém tá errado aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As filhas de faraó podia ir em qualquer lugar não tinha impedimento agora os ebreus sim entao não tem nada errado milagre não se explica milagre ajente concorda

      Excluir
    2. Amados temos que vigiar e orar pq Deus está contando temos que prega só que a bíblia nos relatar tem muitos que se acham pk tem teologia mas não tem intimidade com Deus espiritualmente amem

      Excluir
    3. A biblbí é clara, desceu a filha de Farao, não o cesto que subiu

      Excluir
  23. ESSA É A QUESTAO ? A FILHA DE FARAÓ JAMAIS DESCERIA A GOZEM PARA SE BANHAR , OUTRA QUESTÃO É UM CESTO IMOVEL AS MARGENS DO NILOS SERIA UMA PRESA MUITO FACIL PARA OS CROCODILO , O FATO É ALGO ACONTECEU DE SOBRE NATURAL , POIS ATE A FILHA DE FARAÓ INTENTE QUE FOI UM PRESENTE DA deusa iris para ela .

    ResponderExcluir
  24. plenamente sou de acordo com o comentário do André; pois nesse texto do 1° ao 6° versículo do capítulo 2 de Êxodo, nos doz claramente que o cexto foi colocado, e ficara parado no local que a filha de Faraó era acostumada a frequentar como um de seus laseres.

    ResponderExcluir
  25. kkkkkk muito bom ver voces buscando essa resposta.

    ResponderExcluir
  26. Bom pode ser que ele encontrou algo numa bíblia hebraica .sei lá

    ResponderExcluir
  27. A verdade está na Bíblia não na boca de falso profeta por isso devemos sempre buscar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  28. concerteza foi um milagre tanto como subindo tanto como segurança do menino o Nilo era infestado de crocodilo

    ResponderExcluir
  29. errado a arca subiu mesmo o que não foi colocado em pauta a questão do alto Egito (palácio de faraó) e o baixo Egito ( regiao da pirâmides)
    AQ no rio tem dois bairros com essa questão e o alto Leblon e Leblon. alto Gávea e Gávea que dão no mesmo bairro porém um lugar mais alto do bairro.

    ResponderExcluir
  30. Providência de Deus

    ResponderExcluir

Postagens populares