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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Judas é sagrada para a igreja, cita Enoque, que não é




1. Para o Judas da carta, o livro de Enoque é sagrado. Aliás, usa a teologia da queda dos anjos como verdade e aplica também outras ideias do mesmo livro abertamente (Jd 14-25). 

2. Para a igreja, o Judas da carta é inspirado por Deus para escrever, logo, sua carta também é, ou seja, escritura sagrada. Assim, sua teologia e pensamento são parte da doutrina revelada neotestamentariamente. 

3. Mas o problema é que a igreja não aceita Enoque, que é o pai da teologia de Judas, como canônico, inspirado, escritura. Então, temos algumas situação: 

1- O livro e teologia de Enoque são santos, inspirados e teologicamente corretos, foram usados devidamente por Judas, deixando sua carta nas mesmas condições de veracidade e legitimidade. 

2- O livro e teologia de Enoque não são santos, inspirados e teologicamente corretos, e foram indevidamente utilizados por Judas, deixando sua carta em condições de não ser aplicada legitimamente. 

3- Apenas uma porção- a que foi usada por Judas- do livro de Enoque é santa, inspirada e teologicamente correta, por isso da utilização legítima. 

4- A igreja tem o controle de definir o que quiser sobre a questão da santidade, inspiração e teologia dos seus livros e cartas, de acordo com sua vontade e conveniência. 

Diante dessas quatro situações, vê-se a dificuldade do fato. 

4. Grande parte dos da igreja gosta da terceira explicação. É a que acho mais desonesta, considerando que nenhuma teologia ou pensamento doutrinário surge apenas de algum texto sem contexto dentro de um livro inteiro (afirmação que compromete a ideia de que a parte usada por Judas, do texto de Enoque, é inspirada, apenas). Pois essa citada parte está conectada a outros contextos espalhados por todo o livro, sendo impossível sua fundamentação somente devida a essas linhas. 

A questão é que a ideia central do Enoque da citação de Judas depende existencialmente da teologia geral de todo o livro. 

Isso sugere que Judas teve acesso, como muitos outros, a esse material e, indubitavelmente, o considerava sagrado. 

5. Interessante! Quem está com a verdade? Acho que o tópico quatro.

André Francisco

Um comentário:

  1. Eu não acredito que a teologia de Judas seja "enoquiana" mas sim que ele utilizou certas alegorias desse livro que provavelmente estava com boa circulação na época para ilustrar determinados fatos. Isso não faz com que o livro de Enoque seja ou não um escrito inspirado.
    Oswaldo

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