Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Elohim criou a humanidade, e não Adão



1. Antes de ser transformado teologicamente em nome próprio, אָדָם֙  (adam) significava "homem" ou "humanidade". Essa diferença ocorre nas duas narrações diferentes sobre a criação existentes em Gênesis, a do cap. 1 e a do cap. 2. 

2. No 1, אָדָם֙  (adam) significa ?humanidade, poiאֱלֹהִ֤ים (elohim) a cria através de sua palavra coletiva, o "façamos adam" נַֽעֲשֶׂ֥ה אָדָ֛ם. É por isso que de uma vez só aparecem criados "homem e mulher...", homens? Gn 1,27. Nada há sobre a história da costela, do sono pesado, da tristeza do homem em ver que estava só. Essa história fica por conta da tradição javista, que começa em 2,4b de Gênesis. 

3. A narração eloísta é cosmogônica, afirma que, instantaneamente, depois de serem criados juntos, homem e mulher recebem a ordem de multiplicar e dominar os outros seres sobre a terra הָאָ֔רֶץ   Gn 1,29. Nada é falado sobre o jardim paradisíaco da tradição javista, onde os animais falavam, inclusive a serpente נָּחָשׁ֙ Gn 3,1 (nahash) que nada tem de diabo nesse texto. 

4. A terra é a terra, a mesma criada no Gn 1,1, em que havia caos e abismos, possivelmente provocados pela deusa ?tiamat(que é chamada inúmeras vezes de "mar", ou raab") do caos aquático. É por isso que as águas já existem nesse caso. Nada há sobre sua criação, mas há referências dessa batalha de deuses antes de tudo existir em outros textos. Batalha no meio das águas:

Jó 26,10- 13 

"Traçou um círculo à superfície das águas, até aos confins da luz e das trevas. 11 As colunas do céu tremem e se espantam da sua ameaça. 12 Com a sua força fende o mar e com o seu entendimento abate o adversário רָֽהַב  Pelo seu sopro aclara os céus, a sua mão fere o dragão veloz (serpente veloz/fugitiva)". 


Salmo 74.13-17 

Tu, com o teu poder, dividiste o mar; esmagaste sobre as águas a cabeça dos monstros marinhos14 Tu espedaçaste as cabeças do crocodilo e o deste por alimento às alimárias do deserto. 15 Tu abriste fontes e ribeiros; secaste rios caudalosos. 16 Teu é o dia; tua, também, a noite; a luz e o sol, tu os formaste. 17 Fixaste os confins da terra; verão e inverno, tu os fizeste.


Salmo 89.9-10

9 "Dominas a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as amainas. 10 Calcaste a Raabe, como um ferido de morte; com o teu poderoso braço dispersaste os teus inimigos".

Salmo 104:26

25 "Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. 26 Por ele transitam os navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar".

Isaías 27.1

1 "Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão, serpente veloz, e o dragão, serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar".


5. Essa batalha de deuses é a causa de todas as coisas estarem deformadas. Elohim as repara, e as entrega à humanidade. 

6. Em se tratando da narração de Gn 2,4b, e cotejando as duas, conclui-se que é absolutamente diferente, e suas fontes são outras. 

7. Adam passa a ser nome próprio. É feito por yaveh elohim יְהוָ֥ה אֱלֹהִ֖ים do barro, e moldado à mão, não mais unicamente pela voz. Uma das características de yaveh elohim é a capacidade de se parecer humano. Anda na terra, principalmente no jardim que ficava no Éden. Fala, ouve, pergunta, etc. É um ser que trabalha na carne humana. Cria-a do barro, faz cirurgia, anestesia, e molda. 

8. Não há nada sobre a criação do cosmo, apenas uma citação retratando o único dia da criação de tudo, onde já estão juntos a terra e as constelações: 

"...no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus", 

Gênesis 2:4b  (início da tradição javista)



Uma terra considerada semi-caótica, pois nada brotava dela, mas já tinha aparência de solo. 

"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava" 

וְכֹ֣ל ׀ שִׂ֣יחַ הַשָּׂדֶ֗ה טֶ֚רֶם יִֽהְיֶ֣ה בָאָ֔רֶץ וְכָל־עֵ֥שֶׂב הַשָּׂדֶ֖ה טֶ֣רֶם יִצְמָ֑ח כִּי֩ לֹ֨א 

Gênesis 2,5


9. A tradução que penso ser adequada,  é "homem" para adam, no Gn 2.4b e no restante da tradição javista. Quanto à eloísta, ?conceitualmente "humanidade"...


André Francisco




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares