Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

sexta-feira, 8 de março de 2013

Três histórias diferentes em um mesmo texto. Dilúvio, Gn 6





1. Depois escrevo mais sobre esse tema.

2 Agora, apenas uma simples elucidação, a partir de uma tradução Bíblica fraca, sobre as três principais fontes e tradições da narração do dilúvio da Bíblia Hebraica, javista, eloísta, sacerdotal. Para quem pensa que se trata de apenas uma tradição, o texto de Gn 6, 5 é um remendo mais ou menos bem arrumado de três, no mínimo. Tradição javista em cinza, eloísta em azul e sacerdotal em negrito. 

v,5 E viu o Yaveh que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

v, 6 Então arrependeu-se o Yaveh de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
v, 7 E disse o Yaveh: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
v, 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Yaveh.


v,9 Estas são as gerações de Noé.
 Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Elohim.
v, 10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
v, 11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Elohim; e encheu-se a terra de violência.
v, 12 E viu Elohim a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
v, 13 Então disse Elohim a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

v, 14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
v, 15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
v, 16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

v, 17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
v, 18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
v, 19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
v, 20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
v, 21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
v, 22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Elohim lhe mandou, assim o fez. 
Gênesis 6:5-22

v,1 Depois disse o Yaveh a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
v, 2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
v, 3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
v, 4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
v, 5 E fez Noé conforme a tudo o que o Yaveh lhe ordenara. 
v, 6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
v, 7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
v, 8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
v, 9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Elohim ordenara a Noé. 
Gênesis 7:6-9


3. Apenas nesse pedaço, é possível perceber as diferenças das tradições agrupadas em um mesmo bloco. Repare que uma chama deus de Yaveh e outra Elohim [básico]. São dois diferentes motivos que Yaveh e Elohim decidem destruir a terra com dilúvio. Primeiro, em fonte javista, a maldade, intenções ou pensamentos do coração, eram más. Em fonte eloísta,  "a terra se corrompeu e se tornou violenta". 

4. Em se tratando da quantidade de animais, também existe diferença entre as duas fontes. A tradição javista faz distinção entre animais "puros" e "impuros", destacando que sete pares de cada animal puro entraria e apenas dois pares de animais impuros. 

"De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea".

Na tradição eloísta não há essa distinção, já na sacerdotal apenas dois pares de cada animal entrariam na arca. (Gn 7,9). 

5. Depois continuo com outras diferenças...

André Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares