Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O pastor fundamentalista, o cristão questionador e o cigarro!

C.S.Lewis, grande teólogo protestante


1. Um cristão questionador, em um diálogo aberto com seu sacerdote, sobre o ato de fumar, tabagismo moderado. 

_Pastor, converti-me à igreja há cinco anos, e tenho um sério questionamento. 

_Diga-me, filho, qual é sua questão? 

_É o seguinte. Eu sempre ouço que fumar é pecado, na igreja, nas ruas, pelos crentes, nas pregações, entre outros meios. Mas eu tenho esse hábito, apenas porque gosto, por prazer, e de maneira nenhuma descontrolado e excessivo, que isto fique claro! Fumo, em média, três cigarros por semana, às vezes, cinco, às vezes, nem um. Tenho total controle sobre esse ato,  fumo, normalmente, para relaxar um pouco meu corpo- típico efeito da nicotina. Conheço os males que pode causar à saúde, quando usado de maneira exagerada. Gostaria de saber a sua opinião sobre isso.

_Misericórdia, sangue de Jesus Cristo tem poder! Cinco anos na igreja e, agora, você me vem falar isso? Jesus não o libertou desse vício ainda? Todo esse tempo, você tem ceado, participado das atividades da comunidade, mesmo cometendo essa prática maligna? Ora, não sei nem o que pensar. 

_Nossa, pastor, não sabia que o senhor a achava tão pecaminosa assim, pois não acho. Não me considero viciado, não preciso disso para me manter vivo. 

_Como não? Você nunca leu que nosso corpo é templo do Espírito Santo, e que, por isso, não devemos contaminá-lo com nada desse mundo?

_Sim, já ouvi. Mas não acho que o cigarro seja essencialmente mau, em sua constituição. Não penso que há uma força maligna operando diretamente nele. Aliás, não deixa de ser apenas uma das muitas coisas que podem gerar prazer no ser humano, claro, não o utilizando tresloucadamente. E outra, por que o corpo ficaria impuro com isso?

_Ora, por que ficaria impuro? Onde já se viu, é uma fumaça que causa males à saúde. Temos de cuidar do templo do Espírito Santo, e não destruí-lo. Saiba, está escrito: "quem o destruir será destruído pelo Senhor". Ao fumar, você está destruindo e degradando o seu corpo, isso se constitui em pecado! 

_Sim, concordo que o uso imoderado do cigarro pode causar males, sem dúvidas. Mas também afirmo que o uso imoderado de qualquer coisa que seja pode causar os mesmos problemas. Semana passada ouvi o senhor dizendo, no púlpito da igreja, que, como crente não bebe e não fuma, tem de comer bastante. E outra, o senhor falou que tinha participado de uma feijoada extremamente calórica e gordurosa, em plenos 36° graus daquele domingo ensolarado, mesmo sendo hipertenso. Muito estranho esse suposto cuidado que é pregado quanto ao corpo, não acha?

_É... sim... mas... Não tem nada a ver. Você está sendo capcioso. Alimento é uma coisa, cigarro é outra. E a questão da comida não é condenada na Bíblia, que fique claro isso. 

_Não entendo, sinceramente. Outra coisa, pastor, todo mundo sabe que a falta de exercícios físicos é extremamente prejudicial à saúde. E a sedentariedade dos obreiros da igreja é nítida, bem clara, principalmente a do senhor, que encheu a boca e até bateu na barriga ao dizer: "temos de comer mesmo, já que não fumamos nem bebemos"! Se o versículo referido fosse aplicado nesse aspecto, acho que deveria ser praticado por todo mundo, e utilizado a todas as questões, não só nas que vocês querem manipuladamente controlar. 

_Olha como você fala comigo, rapaz! Sou seu pastor, eu conheço as Escrituras, e é o Espírito Santo quem me ensina a interpretação correta. A comida não faz parte daquele versículo, mas o cigarro, sim. Agora, você quer contrariar a vontade do Espírito Santo, praticando esse pecado? 

_Não, não quero. Só acho que não seja errado, três por semana, e que nenhum texto fale a respeito disso, como condenação. E os seus argumentos são ilógicos, ao meu ver. São contraditórios. O versículo do templo também não colou, acredito que deve ser revisto. E outra, os puritanos e os batistas, que influenciaram diretamente o início do movimento pentecostal no mundo, eram os maiores plantadores e consumidores de tabaco dos Estados Unidos. Se fosse errado, como Deus "agiria" entre eles? Meio contraditório. 

_Está bem! Não quero mais falar sobre isso. E outra, a partir de hoje, enquanto você não deixar essa prática, está disciplinado. Não poderá cear nem participar de alguma atividade na comunidade,  ficou claro? 

_Mas... Por quê? 

_Sem mais palavras, essa é a decisão da igreja e da doutrina. E, com certeza, Deus a aprova. 


André Francisco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares