Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

John Lennon ou Damares: Quem seria o "cristão" da história?

1. Em primeiro lugar, o termo cristão que pus no título, entre aspas, refere-se ao tema principal da narração evangélica sobre Jesus, que tinha como sentido magno a paz, o estabelecimento de uma comunidade fraterna, humana, e compartilhadora, na terra. 

2. Contido na narração sobre o Jesus da fé e claramente destacado está o fato de que o interesse maior da encarnação era o socorro à humanidade, aos fracos, oprimidos, e carentes deste mundo. Veio para este mundo, a fim de mudar a situação das pessoas deste mundo (terra, planeta, sociedade). 

3. Agora, tanto os evangélicos defendem que não se pode ouvir música que não seja "cristã"- no sentido de não ser gospel-, e secularizam todos os cantores que não carregam a "etérea" marca da igreja, como eles conseguem então ouvir Damares? 

4. Uma cantora que, em suas letras, faz-me perceber o quanto não se importa com as necessidades das pessoas da terra, e que somente enfatiza o estado "glorioso", extraterrestre, que a "igreja" terá quando o "retorno de Cristo" acontecer. Com músicas egoístas, que só destacam o interesse da comunidade de "fieis" e que menosprezam qualquer tipo de contato com o mundo real, palpável, terreno. 

5. Isso é alienação criminosa, que ajuda a consolidar, cada vez mais, a irresponsabilidade que os tidos evangélicos de Deus têm com as questões humanas. 

6. Veja você mesmo... 



7. Pois bem, deplorável um negócio desse. 

8. Contudo, o que mais intriga é o seguinte. Por exemplo, um cantor como John Lennon, com uma música que é conhecida como uma das mais importantes quanto a luta pela paz e igualdade humana, é marginalizado, demonizado. 

9. Se é pra se falar de cristianismo, ao modo dos evangelistas, deveria-se cantar John Lennon nas igrejas, e não Damares. 

10. Veja você mesmo o porquê...



11. Esta última é uma dádiva da deity, para os homens, que são os que, até então, precisam de paz. No entanto, estou consciente do porquê que os evangélicos não a cantam. Lennon fala em não religião, sistema, estrutura em torno do templo, sacerdote, dogma. Ah, aí está o segredo, tocar nessa estrutura é ser um diabo, que luta contra Deus, ou seja, precisa ser extirpado do meio do povo, para não contaminar. 

12. Mas, sem preconceito algum, sem dogma para se observar, quem seria o "cristão" da história: John Lennon ou Damares? 

André Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares