Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O asno falante, e o profeta "descabeçado"

Será possível???

1. Animais falantes, dragões caóticos, serpentes voadoras, cuspidoras de fogo, alguns outros importados do imaginário mitológico de nações limítrofes, faziam parte da tradição cultural dos Hebreus, e foram material folclórico utilizado na construção de seus textos sagrados. 

2. Caso interessante é o do, até então, profeta, meio pagão e meio ortodoxo, Balaão. Que, a mando de Elohim, levantou-se, arrumou-se, junto a sua jumenta, e foi-se, com outros (Nm 22.20).

3. Porém, a partir da mudança de mão do autor, apropriando-se de uma tradição javista para escrever, em outro tempo, a outra deity, que é Yaveh, monoteística, ficou insatisfeita, com a decisão de Elohim (Nm 22.22). 

4. Yaveh se irritou, com aquilo que Elohim ordenou anteriormente, dois versículos atrás. Tudo se explica quando é notada a narração de um mesmo caso, por duas mãos distintas, uma eloísta, outra javista, que com suas contradições, quase sempre se salientavam, como contra-argumentação à outra. 

5. Essa tradição de Yaveh, javista, que acreditava na capacidade dos animais falarem. É por isso que a serpente do Éden falou, a jumenta de Balaão também. 

6. Coitado do Balaão que, ao obedecer Elohim, e quase ter sido descabeçado por Yaveh, tomou uma bronca do pobre asno.  

André Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares