Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Leitura, sem razão, sem coração, da Bíblia Hebraica

1. Muita gente lê a Bíblia Hebraica, admito, porém, sem a razão, como também sem o coração. 

2. Falo isso por simples motivos...

3. Já presenciei muitos casos em que as pessoas se alegraram pelo falo de lerem um texto em público, em que está escrito o seguinte: "Diz Yaveh Tsaba'ot: Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem a Yaveh para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumento". 1 Samuel 15.3

4. Ou, "Levanta-te, Yaveh; salva-me, El meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios". Salmos 3.7.

5. Regozijaram-se pelo fato de interpretarem, através da leitura, que Yaveh está disposto a torturar os seus inimigos, os quais consequentemente são os que não professam a mesma fé do povo que professa a fé nele. E a igreja entende que confessa Yaveh como Deus, logo, os que não são da igreja, e que perseguem os que são, serão alvos fáceis dessa ira divina que é dada como "proteção".

6. Quer dizer que Yaveh, que é Deus, ou Jesus?, está pronto para realizar essas atrocidades aos negadores da fé verdadeira. E os crentes se deliciam nisso, a ponto de dizerem n coisas, contando grandes vantagens.

7. Poxa! Penso que leem sem a razão e sem o coração. 

8. Alegrarem-se pelo fato de crianças recém-nascidas terem sido assassinadas, enquanto tentavam mamar nos seios de suas mães, é, no mínimo, anti-humano, inescrupuloso. 

9. E por que foram matadas? Dizem: porque, quando crescessem, poderiam continuar na idolatria, e assim, perverteriam o povo de Yaveh, que seriam seus vizinhos, com seus ensinamentos pagãos. 

10. Ora bolas, a questão então é a fé que, no futuro, poderiam ter? E daí se quisessem confessar outro Deus? Qual o problema na escolha livre da religião?

11. Para a época, com certeza, sei que era muito problemática essa liberdade. Mas, atualmente, continua ou tanto se luta pela expressão religiosa livre? 

12. Medo tenho de que Yaveh decida novamente mandar matar todos os que não o confessam, agora. Ou de algum leitor, sem razão e coração, interpretar algum texto, e aplicá-lo factualmente para a sociedade brasileira atual. 

13. Isso já fez a Inquisição, em tempos passados, contextualizando esses textos violentos para justificar suas ações brutais aos que lhe opunham. 

André Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares